Terça-feira, 26 de Junho de 2007

SAPO Challenge RTP - gravações, mini-documentário Nuno Markl:



Espreitem também os posts naquele que é já considerado o melhor blog do mundo e, provavelmente, o segundo melhor blog da Europa:

Desafios do Sapo e rabiscos. (22-06-2007)

O pedido de desculpas que se impõe. (24-06-2007)
Sou uma Onda, Sou uma Conchinha - O Documentário (24-06-2007)


publicado por challenge2007 às 11:51
link | comentar | favorito
7 comentários:
De mindbirth a 26 de Junho de 2007 às 22:12
Acho pena um programa destes, que deveria servir para estimular os jovens a fazer algo e a serem devidamente congratulados pelo seu trabalho, ser desfeito com roubalheiras (sim, é mesmo este o termo). Desde o ínicio isto estava tudo combindao: o gurada roupa desde o o inicio do dia que so estava para as 4 equipas que passaram; as pontuações dos júris; o deslize do jornalista (júri), ao dizer "eu tenho filhos da vossa idade, e se eles me vissem a dar estas pontuações, eles iam pensar que estava doido".
nao sei o que dizer mais, nao sei o k fazer.
bem agora não há nada a fazer, o k ja foi feito está feito.
ganharam a 1ª edição, tinham k ganhar a 2ª
SAPO CHALLENGE RTP : MENTIRA COMPLETA
Não pensem que sou mau perdedor, porque nao sou.
Aceito uma derrota quando ela é justa, mas quando sei (ah, e nao sou só eu que concordo com isto que escrevi) que esta derrota foi injusta, é óbvio que não gosto.
Comecem a comentar, comecem a falar. acho k isto não devia ficar por aqui. Por mim não vai. POdem ter a certeza disso.



De tiago6 a 26 de Junho de 2007 às 23:24
Concordo totalmente com o coment do meu colega mindbhirt...eu kuando tava nas gravaçoes pensava k tava num programa serio e com gente seria, mas no fim de tudo fiquei completamente "chocado" com os resultados.Eu ate cheguei a pensar que tava na Liga Portuguesa de Futebol a conviver com alguns dos corruptos. Sem mais nada a dizer....Fiquem bem.


De challenge2007 a 27 de Junho de 2007 às 12:40
Mindbirth e Tiago,

Para além de vos recomendar fortemente a leitura da resposta ao comentário da Ana Marta, gostaríamos também de vos fazer notar de que fazem acusações injustas, para além de graves e injustificadas. Estiveram lá e com certeza viram o guarda-roupa para as 10 equipas participantes, que estava inclusive organizado por ordem alfabética dos distritos que as equipas representavam.


De Ana Marta a 27 de Junho de 2007 às 01:57
“As dez melhores equipas conquistam o direito de ver a sua Escola transformada na Escola do Futuro e qualificam-se para a fase final, que será disputada num programa televisivo, na RTP”. Foi esta a razão que levou inúmeros jovens do nosso país a embarcar na Aventura do Conhecimento. Não apenas o prazer de aprender, ou a alegria de compartilhar momentos, mas sobretudo, e principalmente, o facto de pretenderem ver as suas escolas tornarem-se escolas do futuro, mais evoluídas que as escolas tradicionais, onde os alunos pudessem ver o seu futuro desenhar-se num ambiente mais promissor e cativante.
Tínhamos o orgulho de ver o nosso país dinamizar um concurso desta envergadura, de sentir que a evolução acontecia aqui e connosco!
É, então, após meses de trabalho e dedicação, de esforço e de muitos sacrifícios, que podemos ver (sejamos nós finalistas, semi-finalistas ou meros participantes) a forma como o nosso esforço foi tratado, como a nossa dedicação foi apreciada. E, para isso, basta olhar para este vídeo. Como é que um júri pode encarar com tal leviandade uma iniciativa destas? Como é que podem brincar assim com o trabalho árduo de semanas e semanas, de um sonho construído para alguns durante meses, para outros durante mais de dois anos? Como é que a preocupação deste júri se prendia compromissos que se seguiam e aos quais iam chegar atrasados? Como é que os trabalhos não foram devidamente vistos e revistos, os guiões lidos, os pormenores todos tomados em consideração? Como é que a organização tem o desplante de colocar este vídeo, esta prova de falta de bom senso e de respeito no blog oficial do concurso?
É triste, o “país do futuro” que pretendíamos alcançar, parece estar mais longe do que imaginávamos, quando os profissionais com quem lidamos são estes. Quando jornalistas, actores, escritores ou tudo o mais, portugueses, encaram a importância de lutar por um objectivo, assim, desta forma e fazem-no do alto do seu pretenso pedestal.
O nosso valor pessoal e a importância do que fazemos não se vê nas grandes metas que atingimos, mas sim na forma como menosprezamos, minimizamos e maltratamos (seja com este vídeo, seja com uma má avaliação, seja com uma nota não ponderada…) outros, que se esforçam arduamente para atingir os seus sonhos e os seus objectivos.
A produção, o Sapo, a PT, o Ministério da Educação, ou mesmo o JURI que avaliou os trabalhos pode estar completamente ileso e no seu mais premente direito de tomar as decisões que toma e que tomou, como a de realizar este vídeo e, pior, de o colocar aqui. Mas eu espero, muito sinceramente, que o peso na consciência lhes fique para sempre. Para vocês, era trivial... Para outros, era o sonho de mais de dois anos.
Esperemos que pelo menos os jovens envolvidos sejam o futuro do nosso país. Porque o presente, os profissionais de agora, não são promissores de um futuro melhor...


De challenge2007 a 27 de Junho de 2007 às 12:38
compreendemos que nos momentos de divulgação de resultados de uma avaliação haja sempre quem sinta que a avaliação não foi a merecida. Seja na escola, no trabalho ou mesmo num concurso como este, o momento de avaliação é de alguma tensão e é compreensível que quem foi avaliado por vezes não se reveja na avaliação do professor, superior hierárquico ou júri.

Cumpre ainda esclarecer o seguinte:
- o objectivo da organização do Sapo Challenge ao aqui partilhar este vídeo foi o de dar uma visão bem humorada de um dia que todos reconhecemos ter sido muito cansativo e muito longo (era para terminar ao final da tarde, daí a natural preocupação dos jurados em relação aos compromissos profissionais e pessoais que tinham assumido);

- em nenhum momento do vídeo conseguimos descortinar leviandade da parte do júri na avaliação dos trabalhos das 10 equipas finalistas nem falta de respeito pelos participantes, organização, restantes membros do júri e apresentadores;

- o júri foi soberano na avaliação que fez aos vídeos das 10 equipas e, posteriormente, às 4 entrevistas; o sistema de jogo das provas de perícia e do quiz de conhecimentos, bem como o processo de pontuação e eliminação foi transparente e partilhado em tempo real: pessoalmente podemos concordar ou discordar dos critérios, da avaliação, da pontuação e do resultado final, mas a organização e este júri foram isentos e imparciais também na fase final de um projecto que para todos os intervenientes nada tem de trivial, disso não tenham a menor dúvida.

- ganhou a equipa que - apurada através de um sistema de etapas eliminatórias que teve em linha de conta as pontuações acumuladas em todos os desafios-, obteve a pontuação mais elevada no somatório de todas as provas que integram os Desafios de Criatividade, Conhecimento e Perícia.


A organização do concurso tem a consciência do impacto desta iniciativa junto de tantos e tantos jovens, professores e respectivos familiares e amigos. Todos temos motivos para nos orgulharmos dos resultados obtidos. O concurso deu visibilidade ao talento de alunos e professores um pouco por todo o país, fomentou o espírito de equipa, possibilitou o desenvolvimento de novas competências e aquisição de novos conhecimentos. Conseguiu-se tanto em tão pouco tempo. E ainda vai transformar 10 Escolas nas novas Escolas do Futuro PT.


Isto não é o fim. Nem sequer é o princípio do fim. Mas é, talvez, o fim do princípio.
- esta citação é de Winston Churchill e parece-nos particularmente apropriada a este momento. Isto não é o fim - é apenas o fim do princípio.

O nosso sincero agradecimento a todos os participantes, claques, familiares e amigos que deram o melhor de si neste concurso. Bem-hajam!

Equipa Sapo Challenge


De cha_2007 a 28 de Junho de 2007 às 17:01
…”o processo de pontuação e eliminação foi transparente”….”Isentos e imparciais”
Tenho as minhas dúvidas em relação transparência dos resultado… vamos pensar num vídeo cujo tema era “A minha Comunidade” se uma equipa mostrasse a praia… 5 pessoas a dar as mãos e a lançar uns balões para o ar teria 18 valores classificação máxima (não houve classificação tão alta) …. Outra equipa que mostre monumentos, escolas, beleza natural do concelho e muito mais teria 14 ou 15!!!! Isto aconteceu!!! E vamos assistir, no sábado, a esta transparência e isenção da equipa Sapo challenge RTP, JÚRI e outros.

A avaliação deve ser justa!!! E quando não o for devemos manifestar-nos em relação a estas injustiças! Mas a equipa do Sapo Challenge RTP tinha-se precavido desta situação colocando no regulamente (que só nos foi facultado no dia anterior à gravação) que a decisão do júri é soberana e em caso algum pode ser posta em causa.

“….ganhou a equipa que - apurada através de um sistema de etapas…”
NÃO!!!Ganhou a equipa que vocês queriam e ponto final!! Porquê esta equipa… não sei!!! Eu ainda não sei os resultados mas arrisco a dizer um distrito Leiria... FOI!!!! NÃO FOI!!! Algumas das equipas que poderiam dar mais luta foram eliminadas no vídeo (sem tirar o mérito às equipas que passaram).

“…Todos temos motivos para nos orgulharmos dos resultados obtidos. O concurso deu visibilidade ao talento…”
O concurso on-line com a criação do blog foi muito bom e a pt-escolas, ler+, sapo estão de parabéns!!!! A demora dos resultados é compreensível e percebeu-se que o Júri realmente visualizou todos os blogs a concurso.
O concurso de televisão Sapo Challenge RTP foi um faz de conta… E a pt-escolas, sapo e os outros responsáveis deviam fazer análise e ter vergonha do que se passou…
Quanto aos nossos jovens, realmente estão de parabéns por todo empenho, trabalho, espírito de equipa, esforço, autonomia e responsabilidade, mas não mereciam que a equipa Sapo Challenge RTP os tratasse assim nesta fase final!!!

Só podemos tirar algo de positivo das derrotas quando estas são merecidas. Neste caso não consigo tirar nada de positivo!!!

Que lição de vida tirar??? Que existem apitos dourados em todos os lados!!! Será que foi esta a lição que a equipa Sapo Challenge RTP pretendeu dar?

Até Sempre


De challenge2007 a 29 de Junho de 2007 às 11:08
Reiteramos a nossa posição sobre este assunto, acrescentando apenas que a organização do PT Escolas - que integra o SAPO Challenge Criar / Ler+ e o SAPO Challenge RTP - , sempre teve como único interesse que fossem apuradas as melhores equipas de acordo com a mecânica de jogo e os critérios de avaliação e seriação definidos para cada etapa : apuramento regional, apuramento nacional e a final em televisão.

Esse é o único interesse que serve os objectivos do projecto PT Escolas. Por isso, instalou uma comissão de avaliação, um júri regional, um júri nacional e um júri de criatividade, cujas decisões são sempre definitivas.


Comentar post

.Sapo Challenge 2007: mais sobre mim

.Pesquisa Neste Blog

 

.Agosto 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
30


.Posts Recentes

. Os relatos de Ana Galvão/...

. Só Visto - RTP1 (26 Agost...

. Só Visto - RTP1 (26 Agost...

. SAPOS EM LISBOA...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: repo...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: repo...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: Álbu...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: Back...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: SAN ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: SAN ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: SAN ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: SAN ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: repo...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: o re...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: de L...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: repo...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: repo...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: repo...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: LOS ...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: PORT...

. SAPOS NA CALIFÓRNIA: We h...

. Sapos na Califórnia: a pa...

. DVDs SAPO Challenge RTP:

. Programa e.escola - portá...

. SAPO Challenge RTP - víde...

. SAPO Challenge RTP - equi...

. SAPO Challenge RTP - hoje...

. SAPO Challenge RTP - grav...

. SAPO Challenge RTP - grav...

. SAPO Challenge RTP - grav...

. SAPO Challenge RTP - Tele...

. SAPO Challenge RTP - Jorn...

. Como vai ser o SAPO Chall...

. SAPO Challenge RTP - novi...

. Grandes momentos - 17 de ...

. Grandes momentos - 17 de ...

. Grandes momentos - 17 de ...

. Finalíssima do Sapo Chall...

. Diplomas para os represen...

. Banners para equipas fina...

. SAPO CHALLENGE RTP 8º (26...

. Sapo Challenge RTP: 8º e ...

. Finalíssima do Sapo Chall...

.Arquivos

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. sapo challenge(106)

. resultados(25)

. rtp(23)

. avaliação(14)

. viagem sapo challenge twice(13)

. inquérito(8)

. viagem(7)

. pt escolas(6)

. livros(4)

. sapo vídeos(4)

. daniel ricardo(3)

. desafio(3)

. desafios(3)

. entrevista(3)

. reportagem(3)

. rtp1(3)

. banners(2)

. challenge(2)

. criar(2)

. nuno markl(2)

. todas as tags

.Links

.Minhas Fotos

blogs SAPO

.subscrever feeds